quarta-feira, abril 20, 2005

Mendigando…

Mendigo o perdão de quem magoo
Mendigo a amizade de quem me cativa
Mendigo a alegria de quem me rodeia
Mendigo a esperança em dias cinzentos
Mendigo a compreensão, porque não tolero
Mendigo uma voz amiga, porque estou só
Mendigo um sorriso especial, sentido e próximo, para me sentir querido
Mendigo um abraço, porque perco a força demasiadas vezes
Mendigo um telefonema, porque não tenho a confiança para dar o primeiro passo
Mendigo uma boa conversa, porque nunca tenho tempo para os outros
Mendigo uma canção, porque abro o coração à saudade e tristeza de vez em quando
Mendigo uma carícia, porque tenho fome de ternura e carinho
Mendigo uma gargalhada, porque já não sei abrir-me ao mundo
Mendigo um rumo, porque ando às voltas com o meu ego
Mendigo a paz de espírito, porque o meu egoísmo não pára de me inquietar
Mendigo um espelho, porque já não consigo olhar-me de frente
Mendigo tempo, porque não consigo ouvir-me
Mendigo coragem, porque tenho tanto medo de mudar
Mendigo confiança, porque desvalorizo tanto o pedaço de Deus que sou
Mendigo soluções, pois só crio problemas
Mendigo o teu amor, pois só ele me transforma, me completa, me compreende e aceita, me perdoa e encoraja
Mendigo que me ames, pois preciso de me partilhar, de dividir a cruz que carrego, de crescer um pouco mais, de construir um reino de amor e justiça
Preciso que envelheças comigo, e me faças acreditar que, apesar de cansado e sofrido, velho e mendigo, sou um tesouro de Deus.


Felizes os pobres e humildes de coração, felizes os que choram por sede de amor e justiça, porque deles é o Reino de Deus. (Mt 5)

5 comentários:

Anónimo disse...

Tantas vezes que mendigamos na vida, por um sorriso, por um olhar ou simplesmente por uma palavra de conforto. Por mais negro que o dia nos pareça, há sempre um momento mágico que Deus nos entrega... é preciso é procurar! para que assim quando morrermos termos a sensação que esprememos a vida ao máximo.
O poema é mto bonito, continua a escreve-los, pelo menos desanuvias a alma. Beijos da tua amiga Catarina

@ndrei@zul disse...

mendigar às vezes traz-me a ideia de inferioridade.. espero q ñ seja isso q queiras dizer e q ñ te revejas nisso.. mas está mesmo muito bonito e consigo "ver-te" em algumas dessas coisas sim.. e mesmo q a gente ñ o queira admitir, o único Amor q precisamos mesmo é o Deus ainda ñ sabemos é viver só com ele.. baci!**

Anónimo disse...

Amar... por vezes é tão difícil amar simplesmente... Amar as coisas mais pequenas que Deus nos coloca nos braços, como um simples cantar de um passarinho ou o raio de sol que toca levemente a nossa face numa manhã primaveril!! Coisas simples, cheias de perfeição que passam tantas vezes despercebidas...
Compreendo bem o que dizes, essa sensação de mendigar... de pedir e não ser ouvido! Ou será antes de o sentir e não haver ninguém que advinhe?!... Niguém que perceba a nossa solidão, a nossa dor, os nossos medos...
Por vezes ficamos à espera que os outros captem o que não mostramos, que entendam o que não explicamos... Pedir a Deus, partilhar com Deus, mostrar-nos a Deus faz-se também através dos outros... Eles são a outra face de Deus que nós não somos!
Coragem também significa medo, quem não tem medo não sabe o que é amar. Arrisca um passo hoje, amanhã serão dois, porque quem não arrisca não sabe vive de todo!
Xi apertado

Anónimo disse...

Mendigar amor é coisa de quem se dá e não de quem tenta constantemente subjugar os outros.
E porque a franqueza é tão bela como a poesia, devo confessar-te o que penso.
Vejo que escreves sem sentir e sinto as tuas palavras sao mais vazias do que a tua arrogancia.
Talvez seja errado procurar alguma sinceridade no que escreves... talvez te identifiques com Pessoa quando diz

"sentir? sinta quem lê!"

e eu senti de facto... desilusao...

Anónimo disse...

"A pior crítica de um idiota...é sempre um elogio para um génio!"

Apraz-me e não resisto a comentar o comentário anterior, que permitam-me a franqueza, não comenta nada, acerca de coisa nenhuma! Pergunto ao meu eu, acerca da pobreza de uma critica a um sentimento...uma critca enrolada nas teias desta pobreza humana que pobremente se resume a uma palvra de afronta...Pergunto: o que faz comentar, alguém que não se quer? O que faz procurar alguém que não se ama? O que faz encontrar alguém que não se sente? Despeito? Falta de amor prórpio? Angústia? Dor? Apraz-me reflectir e não resisto, perdoando-me talvez a ironia, que penso não ser nada acerca de coisa nenhuma...senão vazio...ausência! De verdade um mendigo, no medo e na cobardia do anonimato...mendigo de um dom que não se exige, mendigo de uma dedicação que não se encontra por acaso, mendigo de um Amor que se descobre, que se oferece e que se guarda contra o nosso peito! Comentando num comentário a GENIALIDADE de uma palavra deixada em jeito de poema, apraz-me comentar que nada, acerca de coisa nenhuma, vindo de um "ninguém" sem nome, sem rosto e logo sem alma, poderá transformar!Ana Isabel.